Conheça as maravilhosas praias de Lisboa
Conheças as praias de Lisboa, a única capital europeia com praias atlânticas
Lisboa situa-se no encontro da foz do Rio Tejo com o Atlântico, por isso é uma cidade que tem uma grande ligação com o mar. Ao todo contam-se mais de vinte praias de Lisboa com bandeira azul, ou seja, que têm boas condições ambientais. A costa lisboeta oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos e, por isso, atrai surfistas de todo o mundo.
Quem visita a capital portuguesa deve dar um saltinho às praias de Lisboa, para dar um mergulho no Oceano Atlântico, passear ao longo do areal, ver o sol a pôr-se no mar e deliciar-se com um repasto que inclua o delicioso marisco ou peixe português à beira-mar.
O concelho de Lisboa não tem praias propriamente ditas, a menos que queira contar com as do Cais das Colunas, mas o distrito tem muitas e excelentes opções.
Praia de Carcavelos
Esta é a praia que possui o maior areal da linha do Estoril, daí ser muitas vezes escolhida para receber campeonatos de voleibol e futebol de praia. Enquadra-se no Forte de São Julião da Barra e é muito concorrida no verão, devido à proximidade de Lisboa, assim como à facilidade de acessos. No inverno, é mais frequentada pelos surfistas, pois tem boas condições para a prática desta modalidade. Aproveite para beber um copo num dos bares e esplanadas que se situam junto à praia.
Praia das Maçãs
Reza a lenda que o nome desta praia teve origem nas maçãs que chegavam ao areal, que vinham na Ribeira de Colares que desagua na praia. A praia das Maçãs é bastante concorrida no verão, pois tem um areal espaçoso que nesta época é aproveitado para a prática de vários desportos e tem um mar com bastantes ondas, sendo ideal para praticar surf. Esta praia é particularmente frequentada por quem mora nas redondezas e é acessível a partir da vila de Sintra, num elétrico tradicional.
Praia de Galapos
Situada no meio da Serra da Arrábida, a praia de Galapos é um autêntico paraíso na terra, com as suas belas águas transparentes rodeadas de areia branca. As águas são tão cristalinas e calmas, que lhe permitem observar o fundo do mar, sendo esta praia o sítio ideal para fazer mergulho ou caça submarina.
As praias da Costa da Caparica
Os areais da Costa da Caparica, que antigamente eram usados na faina da pesca, rapidamente se tornaram nos mais procurados das redondezas de Lisboa depois da inauguração da Ponte 25 de Abril em 1966. Para proteger o areal e a povoação do mar, foram construídos uma série de esporões, nos quais se encontra uma série de pequenos areais, separados da vila por um paredão marítimo, em que se pode ver muita gente a passear, tanto no verão como no inverno. As praias são todas vigiadas e têm o nome dos seus concessionários. Na época de calor são bastante concorridas, pois têm boas acessibilidades.