CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL
z - Museu de Marinha

Vá ao Museu de Marinha e embarque numa aventura pelos oceanos

O Museu de Marinha é um dos museus mais visitados de Lisboa

 

O Museu de Marinha foi fundado pelo rei D. Luís em 1863 e situa-se em Belém, nas alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos. Este é um dos museus mais visitados de Lisboa e reúne um vasto espólio relacionado com as diversas atividades humanas ligadas ao mar. Foi apenas em 1962 que este museu abriu portas nas suas instalações atuais, a que se juntou mais tarde um pavilhão para exposição de navios e aviões.

 

 

O acervo do museu é constituído por uma variada coleção de embarcações verdadeiras, além de maquetas e miniaturas que representam navios que vão da época dos Descobrimentos até à atualidade. Ao todo contém mais de 17 mil peças, sendo um testemunho fascinante da história marítima e das atividades dos navegadores portugueses.

 

 

Na sala de entrada, encontra um enorme planisfério que ensina os caminhos da Expansão Portuguesa entre os séculos XI e XVI e a partilha do Mundo entre as coroas de Portugal e Castela após o Tratado de Tordesilhas. Também pode visitar os camarotes do iate real Amélia, adquirido pelo rei D. Carlos em 1901 e utilizado nos seus trabalhos oceanográficos. O mobiliário, as louças, os cristais e os faqueiros recriam o ambiente de intimidade da família real portuguesa.

 

 

Destaca-se ainda o Pavilhão das Galeotas, onde se encontra o hidroavião utilizado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral na primeira travessia aérea do Atlântico-Sul em 1922, assim como navios como o bergantim real do reinado de D. Maria I ou o iate real Sirius, oferecido pelo rei D. Luís I à sua mulher. Em exposição encontra-se ainda uma coleção de astrolábios náuticos, uma das maiores do mundo, e uma imagem do arcanjo São Rafael que acompanhou Vasco da Gama nas suas viagens à Índia.

Museu da Marinha, Lisboa

 

 

 

Endereço: Praça do Império, 1400-206 Lisboa

Telefone: +351 21 362 0019

Horário: das 10h00 às 17h00 (encerra à segunda-feira)