Torre de Belém, a torre que se debruça sobre o Tejo
A Torre de Belém é um dos monumentos portugueses mais magnificentes e, por isso mesmo, foi reconhecida pela UNESCO como Património Mundial
Este monumento é um dos vários elementos arquitectónicos que pontua a paisagem ribeirinha na zona de Belém e foi construído em homenagem a São Vicente, o santo patrono de Lisboa. Fez parte de um sistema de defesa tripartida entre Cascais e a Caparica, na outra margem do Tejo.
Foi construída na margem norte do rio Tejo entre 1514 e 1520, durante o reinado de D. Manuel I, na era dos Descobrimentos. Foi nesta época que Lisboa se tornou paragem obrigatória para quem navegava nas rotas do comércio internacional, daí a necessidade de proteger a cidade.
A decoração da torre tem características de estilo manuelino, com as cordas que envolvem o edifício, as esferas armilares e as cruzes da Ordem Militar de Cristo, assim como os elementos naturalistas. Tem também influências islâmicas e orientais nos seus elementos decorativos, sendo as cúpulas de gomos que cobrem as guaritas um dos exemplos mais significativos.
Ao longo dos séculos, a Torre de Belém foi perdendo a sua função de defesa e, a partir da ocupação filipina, os paióis deram lugar a masmorras. Nos quatro pisos da torre mantêm-se as mesmas divisões, a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e a Capela, com as suas tradicionais abóbodas quinhentistas.
Endereço: Torre de Belém, 1400-206, Lisboa
Telefone: (+351) 21 362 0034
Horário:
Outubro a março, das 10h00 às 18h30 (última entrada às 17h30).
Abril a setembro, das 10h00 às 17h30 (última entrada às 17h00).
Encerrado: Segunda-feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho, 24 e 25 de dezembro.
Consulte os preços aqui.