- Home >
- Restaurantes e Hotéis em Lisboa >
- 10 melhores restaurantes de Lisboa
Os 10 melhores restaurantes de Lisboa
Propusemo-nos a (difícil) tarefa de escolher os melhores restaurantes de Lisboa para si
Elencar os dez melhores restaurantes de uma cidade tão pródiga na gastronomia como Lisboa não é tarefa fácil. E o resultado é obviamente subjectivo. Mas há aqueles nomes que são uma referência quando o assunto é boa mesa na cidade das sete colinas.
Reunimos uma lista de dez restaurantes que certamente lhe vão dar uma experiência de ficar na memória.
Belcanto
O Belcanto foi o primeiro restaurante em Lisboa a ser distinguido com duas estrelas Michelin, o que se explica pela abordagem inovadora que José Avillez dá à gastronomia portuguesa. Neste espaço único localizado no centro histórico de Lisboa, o famoso chef português proporciona uma viagem gastronómica e sensorial imperdível.
Eleven
O restaurante Eleven distingue-se pelo toque de mestria do talentoso chef Joachim Koerper e pela vista panorâmica que proporciona da cidade, sendo sem dúvida um dos melhores restaurantes de Lisboa. Por se encontrar no topo do Parque Eduardo VII, rodeia-se de vegetação e encontra-se imerso numa tranquilidade invulgar para um restaurante localizado no centro da cidade.
Alma
Correm rumores que este é o próximo restaurante lisboeta a ser agraciado com a estrela Michelin. E a verdade é que o Alma, que abriu em 2015 com a chancela do famoso chef português Henrique Sá Pessoa, acumula boas críticas. Este espaço apresenta menus de degustação e à la carte, de cozinha portuguesa e com influência asiática.
100 Maneiras
Mudou-se de Cascais para Lisboa em 2009, mas a qualidade gastronómica manteve-se. E isso deve-se ao seu chef, o bósnio Ljubomir Stanisic, que trata os ingredientes por tu e dá-lhes uma abordagem completamente original. É aqui, no 100 Maneiras que pode experimentar o famoso estendal do bairro, as chips de bacalhau que chegam à mesa penduradas por molas.
Feitoria
Restaurante de cozinha de autor, com 1 estrela Michelin, que enaltece os verdadeiros sabores tradicionais. O Feitoria situa-se no Altis Belém Hotel & Spa, entre a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, e os seus pratos contam com a assinatura do chef João Rodrigues. A viagem completa-se com a excelente carta de vinhos nacionais, assim como azeites e águas.
Solar dos Presuntos
O Solar dos Presuntos já acumula quatro décadas e é conhecido pela sua gastronomia de tradição minhota, contando com uma série de pratos que constituem autênticas especialidades de uma das mais antigas cozinhas portuguesas. Neste restaurante, pelo qual já passaram várias figuras portuguesas, em que se incluem escritores, políticos e futebolistas, guardam-se as memórias e afixam-se nas paredes, que se encontram preenchidas por fotografias e caricaturas.
Tasca da Esquina
Foi a primeira “esquina” de Vítor Sobral e Tasca da Esquina provou que um chef também pode brilhar na confecção dos mais simples petiscos. Esta casa apresenta o que há de mais genuíno na cozinha portuguesa, com um toque de criatividade. Apesar da inegável qualidade, este restaurante tem um ambiente informal e descontraído.
Bica do Sapato
É um dos mais bonitos espaços de restauração de Lisboa, que conta com os colossos do cinema John Malcovich e Catherine Deneuve como sócios, juntamente com Fernando Fernandes e José Miranda, proprietários do restaurante Pap’Açorda. Como se a junção destes ingredientes já não chegasse para popularizar um espaço, o Bica do Sapato conta com uma óptima vista para o rio e dois espaços com duas ementas distintas. O sushi bar com um ambiente mais exótico e comida exclusivamente japonesa e a sala principal com cozinha mediterrânica.
Tágide
A este restaurante não basta localiza-se no Chiado, como ainda conta com uma das mais fantásticas vistas sobre Lisboa. Tudo isto e a gastronomia de excelência da Tágide valeram-lhe uma estrela Michelin. Ao almoço e ao jantar apresenta pratos de peixe e carne, juntamente com opções vegetarianas. Também bar de vinhos e petiscos, com menus especiais de almoço.
Varanda
É emblemático e conta com uma das vistas mais deslumbrantes da cidade. O restaurante panorâmico Varanda de Lisboa (na foto) considera-se um símbolo da gastronomia portuguesa e conta com uma variedade de pratos flamejados, cataplanas e menus temáticos semanais. O ambiente do espaço ganha com a música de piano que acompanha a refeição durante o jantar (exceptuando aos domingos e em Agosto).