Museu Nacional de Arte Antiga, onde a arte encontra a história
O Museu Nacional de Arte Antiga é o museu português que contém o maior número de obras classificadas como "tesouros nacionais"
O MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga foi inaugurado em 1884 no palácio do século XVII e contém o maior espólio de arte público do país. Desde a pintura, à escultura, às artes decorativas, provenientes não só de Portugal, como da Europa e do resto do mundo, este museu contém obras que abrangem o período da Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.
Dentro das obras expostas no Museu Nacional de Arte Antiga destacam-se os Painéis de São Vicente (na foto), de Nuno Gonçalves, uma obra-prima da pintura europeia do século XV, que contém ao todo sessenta figuras que se acredita estarem a venerar São Vicente, sendo que uma delas é o Infante Dom Henrique. No MNAA também se destacam outras obras como a Custódia de Belém, de Gil Vicente, os Biombos Namban, as Tentações de Santo Antão, de Bosch e São Jerónimo, de Dürer.
Este museu surgiu devido a uma antiga aspiração das ordens religiosas de dar destino às obras de arte que nessa altura passaram para a posse do Estado. O MNAA foi reformado em 1911, adquirindo então o nome que actualmente tem. Após a visita ao museu, não deixe de visitar o seu jardim, cujo restaurante e esplanada oferecem uma excepcional vista sobre o Tejo e o porto de Lisboa.
Endereço: Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa
Telefone: (+351) 21 073 2319
Horário: 10:00 – 18:00 (encerra à segunda-feira)