As cores do Palácio Nacional da Pena vêem-se do céu
O Palácio Nacional da Pena recebeu um milhão de visitantes em 2015
O Palácio Nacional da Pena é umas das principais expressões do Romantismo arquitetónico no mundo, erguendo-se sobre uma rocha escarpada, no segundo ponto mais alto da serra de Sintra. Este é constituído por duas alas, o antigo convento manuelino da Ordem se São Jerónimo e a ala edificada por D. Fernando II no século XIX. Estas duas alas estão rodeadas por uma estrutura, que possui torres de vigia, um túnel de acesso e uma ponte levadiça.
Este palácio é uma das obras mais ecléticas da Europa, pois mistura elementos neo-góticos, neo-manuelinos, neo-mouriscos e renascentistas. O Palácio Nacional da Pena tem uma forte influência do romantismo alemão, sendo inspirado nos castelos à beira Reno de Stolzenfels e Rheinstein. É de realçar a figura mitológica que decora a entrada e o seu interior, decorado com porcelanas orientais e mobiliário europeu, tal como a família o deixou em 1910.
Também deve visitar o Parque da Pena nas áreas envolventes do palácio, com os seus jardins românticos e mais de quinhentas espécies arbóreas. A construção mais interessante deste parque é o Chalet da Condessa, mandado construir por D.Fernando II e a sua futura segunda mulher, Elise Hensler (ou Condessa d’Edla) como casa de férias. É uma construção de madeira com dois pisos, de inspiração alpina.
O Palácio Nacional da Pena foi classificado como Monumento Nacional no ano de 1910 e pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1995. Em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal. Este está aberto para visitas turísticas todos os dias. O Palácio da Pena foi o monumento mais visitado do país em 2015, atingindo pela primeira vez um milhão de visitantes.
Endereço: Estrada da Pena, 2710-609 Sintra
Telefone: +351 21 923 73 00
Horários:
Parque
09h30 – 20h00, último bilhete 19h00
Palácio
09h45 – 19h00, último bilhete 18h15
Terraço
09h45 – 19h30, último bilhete 18h45