Palácio de Monserrate, o mais eclético monumento de Sintra
"Verdadeira vinheta das Mil e Uma Noites, o Palácio de Monserrate é uma visão de contos de fadas"
Hans Christian Andersen
O Palácio de Monserrate é um dos monumentos mais ecléticos do século XIX que pode visitar em Sintra, pois contém influências medievais e orientalizantes. Os motivos exóticos e vegetalistas da sua decoração interior prolongam-se para o exterior, fazendo do Parque de Monserrate um dos mais ricos jardins botânicos portugueses e dos mais belos jardins românticos da Europa.
Este monumento foi mandado construir por Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, em 1858. O escritor William Beckford, o jovem inglês mais rico do seu tempo, alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio e começando a criar o jardim paisagístico que hoje se conhece. Estes jardins foram concebidos para aproveitar as particularidades microclimáticas da serra de Sintra, contendo, desta forma, mais de 3 mil espécies exóticas atualmente, espalhadas ao longo dos vários cenários, que incluem um jardim de rosas, jardins mexicanos e japoneses.
A entrada do palácio faz-se através de um salão octagonal de arcos ogivais e colunas de mármore. A partir deste, os visitantes podem visitar as salas, que incluem a biblioteca, a capela, a sala de música e a sala de bilhar, decoradas com belíssimos pormenores, tanto nas paredes como nos tetos.
O Parque e o Palácio de Monserrate foram classificados como Imóvel de Interesse Público em 1975 e em 1995 foram integrados na Paisagem Cultural de Sintra, sendo classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Em 2013 o Parque Monserrate foi premiado com um European Garden Award na categoria de “Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico”.
Endereço: Rua Visconde de Monserrate, 2710-405 Sintra
Telefone: +351 21 923 7300
Horários:
Parque
09h30 – 20h00, último bilhete 19h00
Palácio
09h30 – 19h00, último bilhete 18h15