Animação, música e sardinhas assadas nas Festas de Lisboa
Ruas repletas de gente, cheiro a sardinha assada no ar e músicas populares: tudo isto são as Festas de Lisboa
O Santo António, o santo casamenteiro e verdadeiro padroeiro de Lisboa, dá o mote às festividades cujo principal dia acontece na noite de 12 para 13 de junho, com o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade. Este evento, que começou por durar um dia, agora estende-se pelo mês inteiro e é celebrado nos principais bairros históricos de Lisboa, tais como Alfama, Bica, Bairro Alto, Graça e Madragoa.
Ao longo do mês de Junho, as noites são animadas pelos arraiais nos bairros típicos da capital, com sardinhas assadas, sangria e muita dança ao som das músicas populares. As ruas enchem-se de cor, enfeitadas com as grinaldas e os globos coloridos e os com os manjericos acompanhados de cravos de papel e quadras dedicadas a Santo António.
O desfile das marchas populares continua a ser o maior evento das Festas de Lisboa, que antigamente se chamavam Festas dos Santos Populares. Na Avenida da Liberdade, no dia 12 de Junho desfilam os representantes dos bairros de Lisboa que competem para melhor marcha. No mesmo dia também acontecem os Casamentos de Santo António, patrocinados pela Câmara Municipal.