Palácio da Ajuda, a última morada da famÃlia real portuguesa
Visite a última morada da família real portuguesa e deixe-se deslumbrar com o belo palácio decorado tal como era no século XIX
O Palácio Nacional da Ajuda foi construído em 1795 para substituir a Real Barraca, o palácio mandado construir em madeira por D. José I, após a destruição do Paço da Ribeira pelo terramoto de 1755. Este edifício de estilo neoclássico foi a última residência oficial da família real portuguesa em Lisboa, até ao final da monarquia que ocorreu em 1910.
É atualmente o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de forma fiel, a disposição e a decoração das salas como eram no tempo da família real. No entanto, este novo palácio nunca ficou totalmente concluído por causa das invasões francesas. O que pode visitar hoje é apenas uma pequena parte da versão original, que concebia um dos mais grandiosos palácios da Europa, com jardins que chegavam até ao rio Tejo.
Visite, no piso térreo do palácio, os aposentos privados dos monarcas tal como eram no passado e, no andar nobre, conheça as salas de recepção e das cerimónias de Estado, com particular destaque para a Sala do Trono, a Sala dos Grandes Jantares e a Sala do Despacho. Pode visitar dois dos pisos do palácio, assim como as suas importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX.
Este palácio localiza-se no alto da colina da Ajuda e, por isso, tem uma vista incrível para o rio Tejo. Não se esqueça de visitar o Jardim Botânico, construído para o lazer da família Real e educação dos princípes. Este é o mais antigo jardim da cidade e nasceu da proposta do botânico italiano Domingos Vandelli. Ao todo são mais de três hectares de jardim que albergam quase 5 mil espécies.
Endereço: Largo Ajuda, 1349-021 Lisboa
Telefone: +351 21 363 7095
Horário: 10h00 às 18h00 (encerra à quarta-feira)