Castelo dos Mouros, o forte de pedra com vista privilegiada para Sintra
O Castelo dos Mouros foi construído para os muçulmanos poderem vigiar Lisboa
O Castelo dos Mouros é uma fortificação que se situa num dos cumes sobranceiros da serra de Sintra. Foi fundado pelos muçulmanos no século IX, após a conquista da Península Ibérica, com o objetivo de vigiar a costa de Lisboa. Este monumento é constituído por duas cinturas de muralhas que contornam a colina e proporcionam aos visitantes a vista para uma paisagem única, que alcança a vila de Sintra, o Paço de Sintra, o Palácio da Pena e a serra.
A configuração actual do Castelo dos Mouros deve-se a vários acontecimentos: intervenções realizadas durante o reinado de D. Afonso Henrique, após a tomada de Lisboa e Santarém, utilização da fortificação durante a dinastia de D. Fernando, danos causados pelo terramoto de 1755, restauro integral no reinado de D. Fernando II no século XIX e as intervenções coordenadas pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, já no século XX.
Atualmente, pouco se encontra da estrutura inicial do Castelo dos Mouros, apenas a base e as torres das muralhas. No seu interior destaca-se a cisterna abastecida por águas pluviais, a porta de traça árabe em arco de ferradura e a Torre Real. Decorrem campanhas de escavação arqueológica no local que podem ser acompanhadas pelos visitantes.
Endereço: 2710 Sintra
Telefone: + 351 21 923 7300
Horário: das 10h00 às 18h00 (aberto todos os dias)