A fascinante coleção privada da Casa-Museu Medeiros e Almeida
Veja o serviço de chá de Napoleão, as pinturas de Rubens e o relógio de Sissi da Áustria
A Casa-Museu Medeiros e Almeida encontra-se num palacete do século XIX, situado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde viveu António Medeiros e Almeida. Este reuniu um precioso conjunto de obras de arte e transformou a sua residência em casa-museu no início dos anos 70 do século XX. A casa-museu engloba duas áreas museográficas, uma que foi habitada pelo instituidor e em que foi mantido o ambiente original e outra construída nos terrenos do antigo jardim da casa, onde foram criados ambientes adaptados às peças.
O seu espólio divide-se em 25 salas, que contém coleções europeias de pintura, mobiliário, tapeçaria, arte sacra, vidro e joalharia com adereços e peças avulsas do século XVII até à atualidade, salientando-se três coleções: a coleção privada de relógios do mundo, com 225 peças divididas desde o século XVI, a coleção de porcelanas da China, que inclui algumas das primeiras peças de porcelana vindas da China para a Europa, e a coleção de pratas que inclui um serviço de chá utilizado por Napoleão Bonaparte.
No acervo da Casa-Museu Medeiros e Almeida destaca-se um retrato de Rembrandt, pinturas de Rubens, François Boucher e Tiepolo e o relógio de Sissi da Áustria. Na “Sala do Lago” pode apreciar os painéis de azulejos do século XVIII, que representam os vários contentes e estações do ano, e a fonte de mármore que pertenceu aos jardins de Versailles. Na loja pode adquirir réplicas das várias peças em exposição.
Endereço: R. Rosa Araújo 41, 1250-194 Lisboa
Telefone: +351 21 756 7410
Horário: das 13h00 às 17h30 de segunda-feira a sexta-feira
Das 10h00 às 17h30 ao sábado (encerra aos domingos)