BasÃlica da Estrela, uma das mais belas igrejas da capital
Suba até ao terraço e deslumbre-se com a vista para a cidade
A Basílica da Estrela é uma das igrejas mais belas e monumentais de Lisboa. Esta situa-se em frente ao jardim da Estrela e é composta por uma igreja e um antigo convento de freiras carmelitas. É fácil de a identificar pela cúpula branca e pelas semelhanças com o convento de Mafra, tendo sido construída em estilo neoclássico e barroco. A sua grande fachada encontra-se ladeada por duas torres gémeas, decoradas com estátuas de santos e alegorias.
Foi mandada construir por Dona Maria I em 1790. A rainha fez um voto no dia do seu casamento de que no caso de ter um filho varão procederia à construção de um convento para as religiosas Carmelitas Descalças. O túmulo da rainha, que faleceu no Brasil, encontra-se no interior, ao lado da porta que acede ao presépio barroco que contém 500 figuras em terracota e cortiça. Esta obra do escultor Machado de Castro constitui o maior presépio do país.
O interior da Basílica da Estrela é coberto de mármores e pinturas de Pompeo Batoni, artista italiano, e do português Cirilo Machado. Pode observar a magnífica cúpula de perto, ao subir os 114 degraus que vão até ao miradouro no terraço, de onde avista o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril e as Amoreiras. A entrada na basílica é livre, mas a subida ao terraço é paga.
Endereço: Praça da Estrela, 1200-667 Lisboa
Telefone: +351 21 396 0915
Horário: das 08h00 às 19h00 (aberta todos os dias)