Conheça a coleção de arte incrÃvel da Casa de Malhoa
Totaliza 3000 mil obras de arte, dividida por três grandes núcleos
A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, conhecida como Casa de Malhoa, é um espaço museológico de Lisboa onde se expõe a coleção reunida pelo médico António Anastácio Gonçalves, localizando-se na freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa. Esta foi construída com a finalidade de servir de habitação e atelier de trabalho ao pintor José Malhoa. Foi projetada pelo arquiteto Norte Júnior em 1904-1905 e recebeu o Prémio Valmor em 1905, devido à sua beleza arquitetural.
Este museu contém uma coleção que totaliza 3000 mil obras de arte, dividida por três grandes núcleos: pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, porcelana chinesa e mobiliário português e estrangeiro. O acervo do colecionador Anastácio Gonçalves inclui ainda importantes núcleos de ourivesaria civil e sacra, pintura europeia, escultura portuguesa, cerâmica europeia, têxteis, numismática, medalhística, vidros e relógios de bolso de fabrico suíço e francês.
Além das obras reunidas pelo colecionador, contém ainda um significativo espólio documental e um conjunto dos desenhos, aguarelas e pequenos artefactos pertencentes ao espólio do pintor Silva Porto. A “Casa-Malhoa” foi adquirida em 1932 por Anastácio Gonçalves, que a lá viveu e organizou a sua coleção até à data da sua morte. Em 1969, por vontade do colecionador, o edifício é legado ao Estado Português para nele se construir um museu, que abre ao público em 1980.
Endereço: Avenida 5 de Outubro 6, 1050 Lisboa
Telefone: +351 21 354 0923
Horário: das 10h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira)