No Museu do Dinheiro pode tocar numa barra de ouro de 12 kg
Se visitar este museu, pode cunhar uma moeda e imprimir uma nota com a sua imagem
O Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, abriu portas no edifício da antiga Igreja de S. Julião, em plena Baixa Lisboeta, no ano de 2013. O objetivo deste espaço museológico é dar a conhecer a história do dinheiro no mundo. Em exposição encontram-se centenas de exemplares raros de notas e moedas de todo o mundo, o que inclui a primeira nota portuguesa e a primeira nota e a primeira moeda no Ocidente e no Oriente.
Este único museu oferece uma experiência interativa que recorre à tecnologia multimédia para mostrar o seu acervo. Aposta na criação de ambientes surpreendentes, capazes de convocar a participação do visitante e de promover a aprendizagem. Em exposição, a abordagem contemporânea dos dispositivos multimédia dialoga com objetos surpreendentes, revelando artigos pré-monetários, moedas e notas do mundo, assim como instrumentos de fabrico, a história da banca e o papel do dinheiro na vida dos cidadãos.
Os visitantes têm a oportunidade de cunhar uma moeda e de imprimir uma nota com a sua imagem, assim como de tocarem numa barra de ouro com mais de 12 kg, que totaliza um valor de cerca de meio milhão de euros. Esta encontra-se ao lado da bilheteira, dentro de uma casa-forte de sete toneladas, onde são guardadas as reservas de ouro portuguesas. Outra das peculiaridades deste museu é que o bilhete vem com um código de barras, que permite registar as ações do visitante na exposição e depois partilhar nas redes sociais.
Endereço: Rua de S. Julião 150, 1100-150 Lisboa
Telefone: +351 21 321 3240
Horário: das 10h00 às 18h00 (aberto à quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado)