Visite a Casa Fernando Pessoa e mergulhe no imaginário do poeta
Entre no quarto do poeta e veja a cómoda em que Fernando Pessoa escreveu concebeu os famosos heterónimos
A casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos anos da sua vida (de 1920 a 1935), em Campo de Ourique, Lisboa, é desde 1993 um ativo centro cultural. Nela pode visitar o quarto do poeta, com a cómoda original em que, no chamado “dia triunfal”, Pessoa deu vida aos seus famosos heterónimos, assim como ver os seus óculos, a máquina de escrever e blocos de apontamentos.
O edifício da Casa Fernando Pessoa foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa e foi totalmente remodelado para instalar a casa-museu do poeta. A fachada original manteve-se, mas o resto da casa foi adaptado à nova funcionalidade. O mobiliário da casa foi criado por designers portugueses, mas o quarto do poeta foi preservado na sua originalidade. A casa-museu contém vários objetos pessoais do poeta, em que se incluem pinturas de Almada Negreiros e Júlio Pomar.
Este é um espaço cultural polivalente, onde se realizam colóquios, espetáculos, debates e conferências sobre literatura, exposições e oficinas para crianças. Também tem serviço de visitas guiadas por marcação e uma biblioteca, especializada em poesia e Fernando Pessoa. A atividade da casa estende-se ainda à edição, destacando-se a publicação da Revista Pessoa.
A Casa Fernando Pessoa dispõe ainda de um restaurante, o Flagrante Delito, que funciona de segunda-feira a sábado, à hora do jantar.
Endereço: Rua Coelho da Rocha 16, 1250-088 Lisboa
Telefone: +351 21 391 3270
Horário: 10h00 – 18h00 (encerra ao domingo)