Cinema São Jorge, uma meca cultural na cidade de Lisboa
O Cinema São Jorge recebe eventos anuais de grandes dimensões, como o IndieLisboa e o Queer Lisboa
O Cinema São Jorge localiza-se num edifício emblemático de arquitetura portuguesa dos anos 50 situado na Avenida da Liberdade e já foi um dos principais cinemas de Lisboa. É um pólo central da atividade cultural da cidade e apresenta, atualmente, uma programação ecléctica, apresentando os principais festivais de cinema da cidade, inúmeras antestreias cinematográficas, concertos de música e espetáculos de teatro.
Foi construído no final dos anos 40 do século XX por iniciativa da Sociedade Anglo-Portuguesa de Cinemas e projetado pelo arquiteto Fernando Silva. Foi inaugurado em 1950, com a exibição do filme “Sapatos Vermelhos”. A sua inovação e arrojo fizeram com que vencesse o Prémio Municipal de Arquitetura desse ano.
É considerado uma obra moderna, afastando-se do modelo nacionalista em vigor na época, adotando novas técnicas de construção, das quais se destaca o betão, que permitiram novas soluções a nível estrutural e decorativo. No início dos anos 80 do século XX sofreu obras de remodelação, que fizeram com que a grande sala de cinema, cuja monumentalidade espacial era única, fosse subdividida em três salas de menores dimensões.
No ano de 2000, o imóvel passou a pertencer à Câmara Municipal de Lisboa. Após uma intervenção na fachada e remodelação no interior, reabriu em Novembro de 2001. A partir daí, até hoje, funciona com uma atividade regular de exibição de filmes (comerciais e antestreias), além de acolher vários festivais e eventos de grande visibilidade no âmbito das artes performativas. Este edifício encontra-se em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público.
Endereço: Av. da Liberdade 175, 1250-141 Lisboa
Telefone: +351 21 310 3400