Mosteiro de São Vicente de Fora, uma das belas atrações em Lisboa
O Mosteiro de São Vicente de Fora contém o maior órgão de Lisboa e um conjunto de azulejos com cenas das fábulas de La Fontaine
A Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora constituem um dos edifícios históricos mais belos da cidade de Lisboa. Este monumento localiza-se no bairro de Alfama e teve origem num mosteiro erguido em 1147, por D. Afonso Henriques em honra de São Vicente, padroeiro de Lisboa. A expressão de fora resulta do templo ficar no exterior da muralha, que então servia para proteger a cidade. Foi renovada em 1527, no reinado de D. João III, mas só com D. Filipe I é que se procedeu a uma refundação da igreja e do seu mosteiro, assim como do panteão real.
A construção do Mosteiro de São Vicente de Fora foi executada entre 1582 a 1627, pelo plano do muito conceituado Filippo Terzi. A fachada do Templo, atribuída a Baltazar Álvares, apresenta um estilo Maneirista sóbrio, de influência italiana mas adaptado ao estilo português, ladeado por torres e contendo as imagens de Santo Agostinho, São Sebastião e São Vicente. Este modelo arquitetónico viria a ser a base das fachadas dos templos construídos nas colónias portuguesas, em África, Índia, Macau ou Brasil.
No magnífico interior do Mosteiro de São Vicente de Fora encontra o maior conjunto de azulejos barrocos do mundo (que no total são cerca de 100 mil), assim como uma bela vista panorâmica no terraço situado junto às torres. Já a igreja, cuja entrada é livre, apresenta um altar barroco com oito imagens monumentais. No mosteiro merece destaque a antiga cisterna, os claustros cobertos de azulejos, a sacristia, um museu de arte sacra e o panteão dos reis da dinastia Bragança.
Este belo exemplar do Maneirismo em Portugal contém uma extraordinária série de 38 azulejos com cenas das fábulas de La Fontaine, presente nos claustros e dependências monásticas. Contém ainda o maior órgão de Lisboa, que data de 1765, assim como ricos exemplares de artes sacra. Vale a pena subir ao terraço do mosteiro, para apreciar a vista panorâmica sobre a cidade e o rio Tejo.
Endereço: Largo de São Vicente, 1100-572 Lisboa
Telefone: +351 21 8810 559
Horário:
Visitas guiadas: terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00
Museu: terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h00)
Consulte os preços aqui.