Descubra as ruas de Lisboa a bordo do tÃpico Elétrico 28
A linha do Elétrico 28 foi inaugurada no início do século XX
O Elétrico 28 é uma das atrações turísticas mais procuradas de Lisboa. A bordo deste típico meio de transporte vai poder descobrir as colinas e as ruas medievais da capital portuguesa. A linha do famoso Elétrico 28 foi inaugurada no ano de 1914, com uma extensão total de 7km, cujo percurso tem início na Praça Martim Moniz e termina nos Prazeres.
A bordo deste elétrico vai poder apreciar a Lisboa antiga, dos monumentos e jardins. Vai passar pela Basílica da Estrela e pelo Jardim da Estrela, assim como pelo Castelo de São Jorge, Sé de Lisboa e Alfama, alguns dos maiores pontos de interesse da cidade. O Elétrico 28 é apelidado de “amarelo” pelos lisboetas, tendo chegado dos Estados Unidos da América em 1901.
Este famoso elétrico sobreviveu ao teste do tempo, depois do surgimento do automóvel e dos autocarros, pois continua a ser a melhor forma de percorrer as sinuosas ruas dos bairros históricos de Lisboa. Ao todo são 50 os elétricos que percorrem a carreira 28, todos do início do século XX e construídos em madeira.
A viagem completa a bordo do Elétrico 28 dura cerca de 40 minutos a uma hora (este circula a uma velocidade máxima de 50 km/hora) e os intervalos médios entre cada elétrico são de 15 minutos. As primeiras viagens do dia acontecem por volta das seis da manhã e a última acaba depois das 23 horas.
Para comprar bilhetes para o Elétrico 28 tem três opções, ou compra diretamente no elétrico, ou utiliza um cartão viva viagem pré-carregado ou opta por comprar um bilhete diário de Carris/Metro. Se pretender apanhar vários meios de transporte em Lisboa num dia, compensa-lhe sempre optar pelo bilhete diário que, por cerca de €6 lhe permite andar nos transportes que quiser na cidade durante 24 horas.
Vá de manhã e desfrute da incrível luz da cidade. Repare nos vários monumentos por onde vai passar, aprecie a Baixa de Lisboa, o elevador da Bica e o Miradouro de Santa Catarina. Siga pela Calçada do Combro, não deixe de olhar para a imponente Assembleia da República e, finalmente, saia na Estrela, onde é imperdível apreciar a Basílica da Estrela.