Docas de Santo Amaro, uma das áreas mais animadas de Lisboa
Nas Docas de Santo Amaro encontra restaurantes e cafés com uma vista fabulosa
As Docas de Santo Amaro situam-se por baixo dos pilares que sustentam a ponte 25 de Abril, em Alcântara, e foram construídas durante o período em que se deram obras de requalificação do porto de Lisboa, inaugurado em 1887 pelo rei D. Luís I. No início do século XX, estas docas serviam apenas para abrigar pequenas embarcações. Atualmente são um espaço de lazer para os lisboetas e para os turistas.
Os antigos armazéns que constituíam o Porto de Lisboa foram restaurados em 1995 e deram lugar a uma das áreas mais animadas de Lisboa, com restaurantes, cafés, bares e discotecas. As “docas” são um destino muito procurado para almoços e jantares, ou mesmo para beber um copo à noite, também pela vista fabulosa que oferece da ponte, da marina e do rio Tejo.
A marina das Docas de Santo Amaro tem capacidade para receber até 330 embarcações, sendo um exemplo positivo da reconversão de uma antiga infra-estrutura portuária numa marina náutica. Nas docas também encontra um terminal de cruzeiros, assim como uma ciclovia que, paralela ao Tejo, vai do Parque das Nações e termina em Belém.
Para chegar às Docas de Santo Amaro pode apanhar um dos comboios que partem do Cais do Sodré de vinte em vinte minutos e que levam apenas quatro minutos a chegar à estação de Alcântara-Mar. A saída para as Docas encontra-se do lado esquerdo, em direção ao rio Tejo. Também pode optar por apanhar o elétrico 15 ou os autocarros 728 ou 714, que param na mesma zona.
Perto das Docas de Santo Amaro encontra:
-
A Ponte 25 de Abril – comparada por muitos à ponte Golden Gate de São Francisco
-
Mosteiro dos Jerónimos – o monumento mais visitado de Portugal
-
Torre de Belém – o símbolo da época dos Descobrimentos
-
Museu Coleção Berardo – Uma incrível coleção de artes plásticas
-
Museu Nacional dos Coches – este museu reúne uma coleção única de 70 viaturas dos séculos XVI e XIX
-
Museu de Marinha – um dos mais visitados de Lisboa, reúne um vasto espólio relacionado com as diversas atividades humanas ligadas ao mar