O Doc Lisboa, um festival para os amantes de documentários
O Doc Lisboa vai decorrer de 19 a 29 de Outubro de 2017
O Doc Lisboa é o único festival português que se dedica em exclusivo aos documentários. Este teve a sua primeira edição em 2002, com o objetivo de questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. O Doc Lisboa procura as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo.
Em 2007, na sua 5.ª edição, o Doc Lisboa apostou na capitalização do renovado interesse dos portugueses pelo género documentário e levou às salas da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema São Jorge, um público muito numeroso e entusiasta. O documentário passou a andar nas bocas no mundo e criou-se uma nova consciência da sua enorme riqueza e potencial.
Este festival é organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário e já levou a Lisboa cineastas como Rithy Panh (Cambodja), Nicolas Philibert (França), Elia Suleiman (Palestina), Mercedes Álvarez (Espanha), Ross McElwee (EUA), Amos Gitai (Israel), Vittorio de Seta (Itália), Alex Gibney (EUA), Jan Troell (Suécia), João Moreiras Salles (Brasil), Lech Kowalski, Margreth Olin (Noruega) e Sandrine Bonnaire (França).
O Doc Lisboa foi selecionado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences para a pré-nomeação de candidatos aos ÓSCARES®, tornando-se o único festival português a fazer parte da rede de festivais qualificados pela Academia. O Doc Lisboa também é membro da Doc Alliance e foi distinguido com a EFFE Label e convidado pela EFA (European Film Academy) para indicar filmes a concurso na categoria de Documentário Europeu.
O que é o Doc Lisboa?
Competição internacional: filmes provenientes do mundo inteiro, com diferentes abordagens, formatos e durações, desenham um mapa do cinema atual e os horizontes que este vai abrindo. Os filmes que irão passar no Doc Lisboa 2017 foram produzidos depois de Maio de 2015, grande parte em estreia mundial.
Competição portuguesa: filmes de produção e/ou realização portuguesa, sem limite de formato ou duração. Esta secção apresenta um panorama da diversidade cinematográfica produzida em Portugal. Filmes também produzidos depois de Maio de 2015, a maioria em estreia mundial.