A Capela de Santo Amaro tem uma vista privilegiada para o Tejo
Conheça os incríveis azulejos e a vista da Capela de Santo Amaro
A Capela de Santo Amaro é uma capela renascentista datada de 1549 que se situa na freguesia de Alcântara, em Lisboa. Esta foi edificada em honra de Santo Amaro, sendo que o seu projeto é atribuído a Diogo de Torralva, um dos mais conceituados arquitetos do século XVI. Com os seus lindíssimos azulejos e vista privilegiada do miradouro, está classificada como Monumento Nacional desde o ano de 1910.
Situada no topo de uma colina, a Capela de Santo Amaro é um dos grandes tesouros da capital portuguesa. Para aceder a esta, é necessário percorrer uma íngreme escadaria. A Capela de Santo Amaro espelha o misticismo da cidade das sete colinas, sobranceira ao rio Tejo. Foi desde cedo local de romaria, tornando-se famosa pela Romaria de Santo Amaro, uma das mais apreciadas em toda a cidade, tendo a última sido realizada em 1911.
Esta capela é um pequeno templo de planta centralizada, que possui um amplo átrio semicircular de estilo Renascentista. O átrio encontra-se revestido por um incrível conjunto de azulejos polícromos tardo-maneiristas alusivos a Santo Amaro, destacando-se ainda três portões de ferro forjado do século XVIII, assim como todo o conjunto formado pelo adro e escadaria.
Era crença local que Santo Amaro curava as pernas e os braços partidos, por isso esses membros encontram-se retratados no centro dos painéis. Os painéis junto ao altar representam os milagres mais relevantes atribuídos ao santo. Também é de referir o incrível lavatório na sacristia, os dois altares e retábulo de talha dourada, e a sacristia, com arcaz de madeira e telas nos alçados.
Construída e 1949, a Capela de Santo Amaro possui ainda um importante conjunto de simbologia Templária, remetendo para o caráter lendário que acompanha a origem da santidade daquele local. Durante alguns anos, esta capela ficou abandonada e foi saqueada, chegando mesmo a servir de carvoaria, sendo que em 1927 foi entregue à Irmandade do Santíssimo Sacramento, e no ano seguinte o espaço foi reabilitado para o culto.
Devido à sua localização, a Capela de Santo Amaro tem uma vista privilegiada sobre o rio Tejo, no morro de Santo Amaro, em Alcântara com a Ponte Salazar no horizonte. Atualmente, a capela nem sempre se encontra aberta, havendo apenas missa no primeiro domingo de cada mês.
Endereço: Calçada Santo Amaro 21, 1300-001 Lisboa