Edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa foi um sucesso
Ao todo venderam-se mais de 400 mil livros na Feira do Livro de Lisboa
A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que terminou no dia 18 de Junho, foi a maior de sempre. Esta contou com o maior número de stands, mas não só. Calcula-se que tanto as vendas como os visitantes também tenham atingido números bem superiores aos das edições passadas. Esta feira do livro contou com dez novos participantes, o que dá um total de 122.
Durante o mês de Junho, instalaram-se no Parque Eduardo VII 286 stands, dando corpo à “maior Feira do Livro de Lisboa de sempre”, de acordo com as declarações da APEL para a ECO. O número total de visitantes desta edição da feira do livro ainda não se encontra fechado, mas estima-se que ultrapasse o recorde de meio milhão, atingido em 2014. Os feriados e as vésperas de feriado foram os dias mais movimentados, assim como os fins-de-semana, que na generalidade tinham 40 mil visitas diárias.
A diferença mais notória desta edição foram os dias de semana, em que se notou uma afluência bem maior do que o costume. A APEL espera que, desta forma, o dia a menos que a feira teve este ano e os dias de intenso calor tenham sido compensados com o aumento de visitantes durante a semana. Os visitantes mais assíduos são mesmo as jovens universitárias, mas este é um evento que se destina a toda a família.
Uma das grandes novidades deste ano foi o RefresCão, um lounge destinados aos cães, que se entretinham enquanto os donos dedicavam a atenção aos livres. Também foi instalado um fraldário, para que os bebés pudessem acompanhar os pais nas compras. A APEL considera que a maior adesão à feira também se justifica por esta tentativa de tornar a feira mais “convidativa no seu todo”.
Os lançamentos são outra razão para a atratividade do certame. Nesta edição da Feira do Livro de Lisboa decorreram 1618 eventos que trouxeram 1100 autores à capital. Houve três momentos de maior concentração na feira, com a presença da escritora Paula Hawkins, autora do bestseller A Rapariga no Comboio, o psiquiatra August Cury e a apresentadora de televisão Cristina Ferreira.
De acordo com os dados divulgados pela agência Lusa, quatro em casa cinco visitantes da Feira do Livro de Lisboa comprou um livro. No total venderam-se cerca de 400 mil livros, o que corresponde a quatro de milhões de euros em vendas. O preço médio do livro rondou os dez euros. De acordo com a APEL, este valor de vendas corresponde a cerca de 2% do mercado de venda de livros em Portugal, que se situa nos 177 milhões de euros.
Fonte: ECO
Artigos Relacionados
- Populares Recentes