My Lisboa com a blogger Rita da Nova
“Só Lisboa me consegue transmitir a sensação de estar no sítio certo”
Porquê Lisboa para si?
Porque é e sempre será a melhor cidade do mundo. Sou lisboeta de gema - nasci perto do Castelo de São Jorge - e fui sendo criada em diferentes bairros da cidade. Morei fora e viajo muito, mas só Lisboa me consegue transmitir a sensação de estar no sítio certo.
O que é que marca a diferença na capital?
As pessoas. Primeiro pensei em dizer que é a luz da cidade, mas a verdade é que muita dessa luz vem das pessoas que compõem a cidade. Podemos não ser tão acolhedores como os portuenses nem comer tão bem como os alentejanos, mas temos uma maneira de ser muito nossa, muito bola-para-a-frente-apesar-da-saudade que eu adoro.
Qual foi a última descoberta que fez em Lisboa?
Recentemente conheci os hambúgueres do Ground Burger, entre o El Corte Inglés e a Gulbenkian, e fiquei fã.
Ground Burger
Qual é o seu restaurante favorito?
A taqueria Pistola y Corázon, não só pela excelente comida mexicana, como por toda a ideia de comer sem vergonha.
Pistola y Corazon
Quando precisa de um lugar para relaxar na cidade, onde pára?
Na minha varanda, que tem vista para os telhados do Bairro dos Actores e do Areeiro. Em dias descobertos até consigo ver o Cristo Rei.
Qual é o segredo mais bem guardado de Lisboa?
O Parque dos Moinhos de Santana, no Restelo. Nunca está muito cheio, tem uma boa vista e é perfeito para ler um livro na relva em dias de sol.
Parque dos Moinhos de Santana
Onde é que não resiste a fazer umas compras?
Há dois sítios em que, se entrar, sei que vou deixar lá metade do ordenado: a Bertrand do Chiado e a Ler Devagar na LX Factory.
Bertrand do Chiado
Se tivesse de recomendar um espaço de cultura na cidade... qual seria?
É, sem dúvida, a Feira do Livro. Nenhuma outra organização consegue mobilizar pessoas em torno dos livros e da leitura. Tenho é pena que só haja uma edição anual.
Feira do Livro de Lisboa
Descreva Lisboa numa única palavra…
Casa.
Dê-nos uma ideia para Lisboa…
Ia dizer “uma rede de metro que funcione 24 horas”, mas para isso era preciso que já funcionasse decentemente no horário que tem.
Quem é Rita da Nova?
Rita da Nova, nascida e criada em Lisboa, manteve-se pela capital na hora de ir para a faculdade. Licenciou-se em Ciências de Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, onde fez ainda duas pós-graduações: uma em Media, Comunicação e Justiça e outra em Artes da Escrita. Depois de uma breve passagem pelo jornalismo, no Público, mudou-se de armas e bagagens para o marketing e a publicidade, onde está actualmente.
Fora do trabalho dedica-se a escrever no seu blog (sobre viagens, livros, comida e tudo um pouco), a descobrir novos restaurantes, a conhecer novos países e a dar festas às suas duas gatas. Ainda não escreveu um livro, mas há-de lá chegar.
Onde a encontra?
Blogue: ritadanova.blogs.sapo.pt
Facebook: facebook.com/ritadanovablog
Twitter: twitter.com/RitaDaNova
Instagram: instagram.com/ritadanova
Artigos Relacionados
- Populares Recentes