Conheça a cidade de Lisboa a fundo numa viagem de tuk-tuk
Os tuk-tuk são originários da Índia, mas fazem sucesso com os turistas em Lisboa
Os pequenos tuk-tuk já fazem parte do imaginário lisboeta, percorrendo os bairros históricos da cidade com uma destreza que os distingue de todos os outros transportes. Estes são uma espécie de triciclos a motor e são cada vez mais um meio de transporte popular entre os turistas que visitam Lisboa. O seu tamanho é ideal para percorrerem as ruas mais estreitas e o facto de serem parcialmente abertos permite aos passageiros que usufruam Lisboa como se estivessem a pé, podendo ouvir os barulhos e sentir os cheiros como os restantes transeuntes.
Este meio de transporte é originário da Índia, sendo particularmente utilizado no sudeste asiático. Recentemente foi adoptado por vários países europeus. Em Portugal começou por chegar a Coimbra, sendo utilizado para fazer passeios turísticos pela alta e baixa da cidade, assim como Santa Clara, percorrendo vários pontos de interesse turístico e cultural. Atualmente os tuk-tuk são especialmente utilizados na capital portuguesa, sendo quase impossível passar por Lisboa sem dar de caras com um.
Para os turistas que visitam Lisboa, a grande vantagem deste meio de transporte é que o podem fazer ao seu ritmo, tendo um guia que lhes presta informações interessantes e a quem podem fazer perguntas. Em vez de se limitarem apenas a seguir um roteiro pré-definido, com os tuk-tuk os turistas podem escolher o seu próprio percurso e optar pelas paragens que quiserem.
Os pequeninos e coloridos tuk-tuk fazem as delícias também de várias celebridades, como a banda The National e a Victoria Beckham, estilista e ex-cantora da banda Spice Girls. Estas, à semelhança de políticos como António Costa, deixaram-se fascinar por estes caricatos meios de transporte e optaram por conhecer Lisboa a bordo destes.
Caso opte por conhecer Lisboa a partir de um tuk-tuk, saiba que pode escolher város tipos de serviço. Pode optar por um passeio livre ou por percursos pré-definidos, que passem pelos bairros históricos, pontos da cidade ligados ao fado ou os miradouros mais belos da cidade. Também pode escolher experiências múltiplas que conjuguem um passeio de tuk-tuk e uma visita a uma casa de fado, por exemplo.
Descubra várias opções para andar num tuk-tuk em Lisboa: