Será o Algarve o destino de férias favorito dos britânicos?
O Algarve atrai cada vez mais estrangeiros, destacando-se o mercado inglês e francês
Os turistas chegam mais cedo a Portugal, ficam até mais tarde e muitos são provenientes de mercados emissores que, até à data, não tinham expressão no país. Portugal está na moda e isso é particularmente notório nas regiões mais turísticas do país, como o Algarve. As consequências mais imediatas desse fenómeno são a subida dos preços médios da hotelaria, a diminuição da sazonalidade e um boom generalizado no mercado imobiliário.
O jornal britânico Daily Star considera que Portugal “está rapidamente a caminho de se tornar o destino de férias favorito dos britânicos”, sendo que, de acordo com as estatísticas mais recentes, a notoriedade do país atingiu um máximo de nove meses. De acordo com a publicação inglesa, um dos locais mais procurados pelos britânicos em Portugal é o Algarve, “conhecido pelas suas praias e campos de golfe”, mas “cidades vibrantes como Lisboa e Faro também são altamente populares entre os que vão de férias”.
A predileção dos britânicos pelo Algarve não é de agora, sendo que o Reino Unido é há muitos anos o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a região. Contudo, em Agosto notou-se uma quebra superior a 16% no número de turistas vindos deste país que escolheram o sul de Portugal para passar férias, uma descida que foi compensada pelos turistas nacionais, e estrangeiros, não tendo repercussões na taxa de ocupação.
Em Julho também foi notória a descida do mercado britânico no Algarve, no entanto houve crescimento em Junho e, sobretudo, em Maio. No saldo total, o número de britânicos que visitou a região em 2017 foi o mesmo dos anos anteriores. Onde a popularidade de Portugal é mais notória, é nos preços que se praticam. Como os hotéis podem praticar preços médios mais elevados, a procura consolidou-se e a sazonalidade começa a esbater-se. Muitas pessoas optam por marcar férias na região fora do pico do Verão, para obter preços mais acessíveis.
A popularidade de Portugal não se restringe ao Reino Unido, abrangendo outros mercados. Destaca-se particularmente o mercado francês, que está em grande crescimento, não só durante o Verão, mas particularmente na época intermédia. Nota-se ainda uma maior incidência de mercados que antes eram muito menos significativos, como os Estados Unidos da América, os países asiáticos e o Brasil. São cada vez mais os turistas que entram em Portugal por Lisboa, mas que fazem questão de dar um saltinho ao Algarve.
Fonte: Sul Informação
Artigos Relacionados
- Populares Recentes