Mercado 48, na movida portuense
O Mercado 48 no Porto é caso exemplar de como tirar partido dos novos públicos sem desvirtuar o resto
Apesar de contemporânea, é uma loja perfeitamente integrada na rua e no bairro, vivendo às mil maravilhas com a loja de arte e manualidades logo do lado de lá do macadame e com os cafés que já ali devem estar desde as invasões francesas.
Depois de namorarmos longamente a montra – que logo nos cativou quando lá vimos um bicicleta toda em madeira (!) - não resistimos a tentar saber mais sobre o Mercado 48. Falámos com José Moutinho, um dos dois sócios fundadores da loja.
Quando abriu?
Em Dezembro de 2014
Qual o conceito?
O conceito foi o de criar um espaço virado para o design vintage e contemporâneo, com galeria de arte para artistas emergentes. Um espaço em constante mutação e rotação com uma personalidade única centrada no conceito de "casa" como zona de conforto onde apetece permanecer e voltar e que funcione também como ponto de encontro onde se criam elos de ligação entre artistas, clientes e amigos.
De que marcas se orgulha de vender?
Começamos com a Maufeitio e a Mud (bicicletas de madeira de produção nacional), que estão connosco desde o início, e fazem orgulhosamente parte da nossa identidade.
A partir daí fomos procurando e recebendo propostas de vários artistas e começamos nós também a criar produtos próprios como candeeiros, t-shirts, tapeçarias e botas artesanais.
Um dos nossos maiores motivos de orgulho e razão de sucesso é a enorme quantidade e qualidade de ilustradores.
Artistas portugueses e estrangeiros que tornam o Mercado num caso de sucesso não só pela sua produção artística, mas também pelo facto de serem amigos da casa, estarem frequentemente presentes, convivendo uns com os outros e com clientes, o que gera um ambiente de convívio incrível e uma experiência inesquecível.
Como lhe chegam os artigos vintage?
Os artigos vintage chegam-nos essencialmente dos países nórdicos, embora também tenhamos uma variedade de produtos tipicamente portugueses.
Sente que há uma movida no Porto?
Há uma movida no Porto e em constante crescimento, até quando não sei. Há sempre o perigo do aproveitamento ganancioso de cortar a mão que embala o berço.
Uma casa à moda tem que ter obrigatoriamente o quê na decoração?
Uma casa deve ser sempre à moda de quem nela habita. E para isso basta refletir a personalidade de cada um na escolha de cada objecto.
Tiro a palavra a José para lhe contar que a melhor cadeira que tenho em casa veio do Mercado 48. Fiz mais de 300 km para lá e outros tantos cá, só para a ir buscar, e sempre que tenho visitas nunca me consigo lá sentar, tem sempre fila de espera.
Mercado 48
Rua da Conceição nº 48
4050-213 Porto
Tel: 223 239 326
Artigos Relacionados
- Populares Recentes