A melhor pizza napolitana do mundo é portuguesa ! !
Antonio Mezzero nasceu em Itália mas é em Matosinhos que transpira frente ao forno. E foi de Matosinhos para ganhar o prémio que distingue a melhor pizza napolitana do mundo. Lá mesmo, em Nápoles.
Há 10 anos que vive em Matosinhos, onde tem um restaurante de pizzas e d’altre cose.No passado dia 7 ganhou a 17ª edição do troféu Caputo, organizado Associazione Pizzaiuoli Napolateni, livremente traduzido como Associação de Fazedores de Pizza de Nápoles.
A prova consistia em fazer a melhor pizza Margherita, a de Nápoles, do mundo. Por ser das mais básicas é talvez por isso mais ainda merecido o prémio de Antonio Mezzero, que concorreu contra 500 participantes oriundos de 37 países. Fazer do mais simples a melhor versão não será coisa fácil, muito menos na terra de onde veio o prato.
A pizza premiada de Antonio Mezzero, do restaurante homónimo. Na foto de abertura, o melhor Pizzaiolo português e sua obra.
O pizzaiolo de Matosinhos já antes tinha sido distinguido duas vezes com segundos lugares na categoria de Pizza Clássica, mas este ano o prémio foi duplamente saboroso: não só venceu o concurso, como o fez exatamente no ano em que a UNESCO declarou a arte de fazer pizzas – e a profissão de pizzaiolo – como Património Imaterial da Humanidade.
Nasceu em Itália e cedo emigrou com a família para a Alemanha. Aos 25 anos veio a Portugal trazer o irmão, (que já cá vivia) e acabou por não regressar a casa. Foi em Portugal que encontrou a sua.
Um antepasto da pena de António, ricota com pistácios e grissinos artesanais, com mortadella de Bolonha e tomate fresco semi-seco.
Antonio Mezzero abriu primeiro o Pulcinella, um restaurante com apenas 12 lugares, e em 2013 para comemorar os 250 anos da Torre dos Clérigos, de Nazoni, outro italiano, ofereceu à cidade do Porto uma pizza com 5 metros. Nesse dia, Antonio recebeu a certificação de Verace Pizza Napoletana, o primeiro a receber esta distinção em Portugal.
Em 2014 funda o campeonato português de Pizza, e recebe o título de embaixador da Pizza Napoletana em Portugal, o primeiro em Portugal e o terceiro no mundo a receber esta distinção.
Em 2017 troca o nome do restaurante para o seu. Antonio Mezzero era já uma referência gastronómica da cidade e do país, e sinónimo de boa pizza.
A bela Margherita antes de entrar no forno.
Na Pizzeria Antonio Mezzero, para além da Margherita premiada (que já ganhou pronome D.O.P.), pode também encontrar as entradas italianas mais representativas: bruschetta, burrata ou focaccia; as restantes amigas da Margherita, como a Passione, com alheira de caça, queijo de cabra curado, agrião e Vinho do Porto reduzido, ou a Al Tartufo, com mozzarela, trufa branca e cogumelos boletos.
Para terminar há uma Pizza Nutella bombástica, Tiramisú, Panna Cotta e um Affogato como se não faz de Roma para cá.
O menu de almoço custa em média, para duas pessoas, €25, e um jantar, também em dupla, €40.
Para saber mais sobre o Antonio e a sua Pizzeria clique aqui.
Fotos da página pública do FB.
Artigos Relacionados
- Populares Recentes