Jardim das Amoreiras
Praça das Amoreiras 30
1250-020
Lisboa
PT
O Jardim das Amoreiras foi idealizado pelo Marquês de Pombal no séc. XVIII
O Jardim das Amoreiras, de seu nome original Jardim Marcelino Mesquita, situa-se na Praça das Amoreiras, em Lisboa. Este é um dos jardins mais antigos da capital portuguesa e ocupa uma área de seis mil metros quadrados, sendo delimitado em parte pelo Aqueduto das Ãguas Livres. Este encontra-se sobre a Mãe d’Ãgua, um local de abastecimento histórico de água à cidade e atual Museu da Ãgua.
Este jardim foi idealizado pelo Marquês de Pombal, que nele plantou a primeira amoreira quando decorria o ano de 1711. A plantação de amoreiras foi feita com o objetivo de estimular a Indústria Portuguesa de Sedas, que se desenvolvia na Fábrica da Seda, situada junto da praça. Atualmente encontra-se instalada na antiga fábrica das sedas a Fundação Ãrpád Szenes-Vieira da Silva.
Neste pequeno e belo jardim, cujo nome foi dado em homenagem a Marcelino Mesquita, dramaturgo, poeta e escritor, podem-se apreciar várias espécies de árvores diferentes. Destacam-se particularmente as belas tÃlias e a coleção de ginkgos. No centro do jardim encontra-se um fontanário de forma circular, ladeado por bancos de pedra.
É também no Jardim das Amoreiras que se encontra a capela de Nossa Senhora de Monserrate, rodeada por diversas habitações do século XVIII. Este agradável jardim encontra-se bem cuidado e arranjado e tem um parque infantil e um quiosque com esplanada em que se podem fazer refeições ligeiras, convidando-o a ficar e a desfrutar do lifestyle lisboeta.
Endereço: Praça das Amoreiras, 1250-020 Lisboa
Telefone: (+ 351) 21 391 23 00
Horário de visita: aberto 24 horas