Igreja de São Domingos
Largo São Domingos
1150-320
Lisboa
PT
A Igreja de São Domingos sofreu um terramoto e um incêndio
A Igreja de São Domingos é uma igreja barroca situada no centro histórico de Lisboa, junto à Praça do Rossio. Esta igreja data do século XIII e tem a particularidade de já ter sido vÃtima por duas vezes de grandes catástrofes. A primeira no terramoto de 1755 e a segunda em 1954, quando um enorme incêndio deflagrou na igreja e destruiu a decoração em talha dourada e vários pinturas.
Esta igreja é famosa por albergar no seu interior parte do lenço da pastorinha Lúcia, assim como o terço da pastorinha Jacinta, usados por elas quando se deu o milagre do Sol, a 13 de maio de 1917. A primeira pedra da Igreja de São Domingos foi lançada no ano de 1241 sendo que, desde então, esta tem sofrido sucessivas campanhas de restauro e ampliação.
O estilo arquitetónico da Igreja de São Domingos é uma mescla dos diferentes perÃodos e influências que a moldaram, entre as quais em 1748, com a reforma implementada por Frederico Ludovice à capela-mor, assim como a posterior obra de reconstrução de Manuel Caetano Sousa e as obras de reconstrução que se deram após o grande incêndio de 1954. Dos vários elementos que a constituem sobressam os Maneiristas e Barrocos.
Depois do incêndio de 1954, o seu interior nunca foi totalmente restaurado, constituindo hoje uma visão impressionante. Esta igreja barroca encontra-se classificada como Monumento Nacional. Contém traços maneiristas, de nave única em cruz latina, transepto saliente, capela-mor rectangular, cripta circular, claustro e sacristia. O exterior caracteriza-se pela simplicidade de linhas e o interior é rico e eclético, destacando-se as suas colunas de grandes dimensões, os mármores e azulejos.
A Igreja de São Domingos:
Acolhe diversos estilos arquitetónicos, especialmente o barroco e maneirista.
Ainda hoje tem patentes os estragos causados pelo terramoto de 1755 e o incêndio de 1954.
Localizada perto da Estação do Rossio, no Largo de São Domingos.
A visita ao interior da igreja é gratuita.
O largo em frente a esta igreja é um ponto de encontro da comunidade africana, pois supostamente a Igreja de São Domingos teve um padre negro.
No largo de São Domingos, onde se localiza esta igreja, fica A Ginjinha, uma taberna que data do ano de 1840 onde pode provar o célebre licor português.