Terraços do Carmo
Rua Nova do Almada 87
1200-091
Lisboa
PT
Dos Terraços do Carmo tem uma vista fabulosa para o Rossio e o Castelo de São Jorge
Os Terraços do Carmo situam-se no Chiado, uma das zonas mais nobres de Lisboa, e são uma varanda para cidade, fazendo a ligação entre o convento do Carmo e a rua Garret. Esta obra faz parte do projeto de reabilitação do Chiado elaborado pelo arquiteto Ãlvaro Siza Vieira após o incêndio de 1988.
Onde atualmente estão os Terraços do Carmo, antigamente estavam os antigos barracões da GNR. Após o incêndio do Chiado, o plano de recuperação desta área de Lisboa não previa a construção deste miradouro. No entanto, o jardim suspenso de Ãlvaro Siza Vieira surgia já desenhado numa carta do polÃtico Filipe Folque, datada de 1850.
Os terraços foram pensados como espaços públicos de lazer, proporcionando uma vista fabulosa para o Rossio e o Castelo de São Jorge. Situam-se ao lado de dois monumentos históricos, o Elevador de Santa Justa e as ruÃnas do Convento do Carmo. Têm chão de calçada portuguesa e pequenas zonas relvadas, dispondo de uma agradável cafetaria com esplanada.
Esta obra foi inaugurada no dia 10 de Junho de 2015 por Fernando Medina, Presidente da Câmara de Lisboa. Quem quiser visitar o miradouro do Elevador de Santa Justa, pode evitar as tÃpicas filas de turistas na Rua de Santa Justa, ao entrar pelos Terraços do Carmo.