Portugal e Espanha querem criar Observatório Europeu de Gastronomia
Já imaginou a paella e a cataplana serem classificadas como Património Mundial da Humanidade?
Portugal e Espanha têm objetivos em comum: criar o Observatório Europeu da Gastronomia e defender a declaração como património mundial de pratos tradicionais como a cataplana e a paella. Esta resolução foi avançada por Rafael Anson, presidente da Real Academia de Gastronomia espanhola, aquando do jantar de celebração dos 25 anos da academia portuguesa, em Lisboa.
Apoiar o turismo gastronómico e favorecer uma alimentação saudável, assim como erradicar a fome e evitar a má nutrição, por defeito ou por excesso, são outros objetivos da criação deste organismo. A criação deste observatório foi recomendada por uma resolução aprovada pelo Parlamento Europeu em 2014.
O presidente da academia portuguesa, José Bento dos Santos, considera que “a gastronomia não é comer luxo, o que é raro e caro”, mas sim “saber apreciar, desfrutar, ter o prazer do gosto”. Referiu ainda, defendendo a candidatura de Portugal para acolher o Observatório Europeu da Gastronomia, “temos um património que deve ser transmitido de forma correta e que não prejudique as gerações futuras”.
Fonte: Observador
- Populares Recentes