My Lisboa com Inês Almeida (Lisbonne Idée)
“Sempre soube que o meu futuro passaria por Lisboa”
Porquê Lisboa para si?
Nasci em Lisboa, mas vivi a minha infância e adolescência numa terra pequena situada na zona de Leiria. Não trocava a minha infância por outra – não há melhor do que a liberdade de andar de bicicleta na rua sem medos – mas sempre soube que o meu futuro passaria por Lisboa. Esta é uma cidade encantadora, com várias realidades que a tornam completa. Tem todas as conveniências de ser uma grande cidade, como a oferta cultural e gastronómica ou oportunidades de emprego, como também tem zonas incríveis de lazer, como a zona ribeirinha junto ao Tejo. Atualmente, por estar na moda, tem novos espaços a abrir constantemente, sendo uma cidade realmente excitante para visitar ou para viver.
Terreiro do Paço
O que marca a diferença na capital?
Lisboa tem várias qualidades que a tornam única, mas a que mais se destaca é o Tejo. O Terreiro do Paço, com o seu monumental arco e o horizonte a estender-se para o estuário, é uma visão à qual nunca nos habituamos. É sempre maravilhoso de se ver. Além do Tejo, que está sempre presente e que faz parte da identidade da cidade, tenho de destacar as características geomorfológicas da cidade, que do alto das suas colinas proporciona vistas ímpares.
Qual foi a última descoberta que fez em Lisboa?
Uma das últimas descobertas que fiz em Lisboa foi o parque para cães no Campo Grande. Os jardins do Campo Grande são perfeitos para dar um passeio em família e têm um espaço dedicado aos patudos, onde se pode soltá-los em segurança e deixá-los conviver com os outros cães. Lisboa é cada vez mais uma cidade dog friendly, o que é muito agradável para quem tem cães e gosta de os incluir nos planos de fim-de-semana.
Elétrico 28
Qual é o seu restaurante favorito?
Esta é uma questão complicada, porque é difícil nomear um. Sei que posso estar a ser bastante tendenciosa aqui, mas Lisboa deve ser dos sítios em que se come melhor no mundo. E não falo só de comida portuguesa (aliás, quando saio de casa para ir comer raramente vou a um sítio com comida típica portuguesa). Gosto muito de viver num mundo globalizado e de poder experimentar o melhor que a gastronomia mundial tem para oferecer e isso é possível em Lisboa. Para comer sushi prefiro o SaikÅ, se me apetecer peixe não há melhor que a Peixaria da Esquina, carne tem de ser no Volver e cozinha de autor é n'O Watt ou n'A Cevicheria.
Quando precisa de um lugar para relaxar na cidade, onde pára?
Para relaxar na cidade não há melhor do que percorrer a zona ribeirinha do Cais do Sodré, finalizando com um gelado na Davvero (escolham o caramelo salgado, é de comer e chorar por mais).
Zona Ribeirinha
Qual é o segredo mais bem guardado de Lisboa?
Este já não é um segredo assim tão bem guardado. Não há melhor plano de fim-de-semana do que ir a um brunch do mundo. A premissa é simples, uma mesa corrida com vinte pessoas que se juntam para experimentar seis pratos de um determinado continente. Para conseguir lugar tem de se estar bem atento, mas vale muito a pena.
Onde é que não resiste a fazer umas compras?
Podia dizer que vou a uma loja pequena de artesanato, mas não poderia estar mais longe da verdade. Neste aspeto sou muito “básica” e gosto dos vários centros comerciais que Lisboa tem para oferecer. Mas se quiser conjugar passeio e compras, nada melhor que a zona do Chiado.
Belém
Se tivesse de recomendar um espaço de cultura na cidade... qual seria?
Lisboa tem tantos e tão bons, mas tenho de destacar o Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém.
Descreva Lisboa numa única palavra...
Possibilidade.
Parque das Nações
Dê-nos uma ideia para Lisboa...
Não é propriamente uma ideia, mas sim um desejo. Tenho a esperança de que volte a ser possível para os portugueses viverem em Lisboa.
Quem é a Inês de Almeida?
Inês nasceu em 1990, em Lisboa, mas cresceu em Porto de Mós. Licenciada em Comunicação Social e Educação Multimédia, fez estágio no Jornal de Leiria, e hoje é produtora de conteúdos para o Lisbonne Idée. Gosta muito de Lisboa e de conhecer novas facetas da cidade continuamente.
Onde a encontra?
Instagram: instagram.com/inesdiasdealmeida/
Artigos Relacionados
- Populares Recentes