Beer Generation Lisbon Festival acorda o Beato entre 15 e 17 de Março
A zona oriental de Lisboa – Beato e Marvila – quer mesmo ser o bairro hip da cidade: com a reinvenção da indústria cervejeira como pano de fundo traz o Beer Generation Lisbon Festival
Dizer de uma geração “que é da cerveja”, como o faz o nome do Beer Generation Lisbon Festival, poderia parecer insultuoso. Neste caso não é, muito pelo contrário: mais que um festival de copos, o Beer Generation Festival, no Hub Criativo do Beato, pretende ser uma viagem à cultura da cerveja num formato amplo e divertido, dando o passo em frente num processo de mudança desta bebida milenar.
Existe toda uma nova geração que está a transformar a ideia e a imagem da cerveja ao redor do mundo, mudando o paradigma da indústria cervejeira e fazendo desta revolução um modo de vida.
Frente à massificação das marcas, existem autodidatas que começam a experimentar nas cozinhas lá de casa, tentando sabores e fermentações que de alguma forma encontram fieis seguidores a quem já não basta a cerveja que toda a gente bebe.
Lisboa, como outras grandes cidades do mundo, revê-se na vontade, vocação e talento irrequieto deste movimento criador e dinâmico, e participa num mercado a várias escalas – local, nacional e global – que cresce a cada dia.
O Hub Criativo do Beato, que pretende ser um espaço revolucionário e inovador, abraça este movimento que, mais que uma simples moda, tem tudo para transformar a, nem sempre, singela cerveja num projeto individual de vida, ou mais ainda, como na zona do Beato e de Marvila, num exemplo de sustentabilidade económica e social.
Durante o Festival são esperadas milhares de pessoas, entre simples fãs anónimos e cervejeiros por paixão, e gente já rodada e experiente, verdadeiras estrelas deste sector, como Steve Hindy, fundador e CEO da Brooklyn Brewery NYC, ou Pyry Hurula, mestre cervejeiro da Estónia com vasta experiência.
Entre as vedetas poderemos também encontrar Cilene Saorin, consagrada Beer Sommelière do Doemens Institute da Alemanha e Ben Rozzi, o surfista-cervejeiro global, a epítome deste festival: um americano que faz das praias de Mundaka e do País Basco um novo destino de referência da cerveja mundial.
As marcas de cervejas presentes são mais de vinte e entre elas estão, claro está, as residentes do bairro, como a Musa, a DoisCorvos ou a Lince. Haverá showcases ao sector e presenças internacionais, vindas da América, como a Brooklyn NYC já referida, da Dinamarca, de Espanha da Noruega, da Áustria, da Finlândia, do País Basco e da Estónia.
Há de haver visitas às três cervejeiras do bairro, exposições temáticas, provas, conversas, cocktails, música e tudo o que implique os melhores cenários para a bebida de colarinho branco. A destacar, para que a cerveja lhe não caia no estômago vazio, 10 espaços de comida de rua escolhidos a pensar no que melhor acompanhará a muita cerveja do Festival.
O acesso ao Beer Generation Lisbon Festival é gratuito. Para provar todas as cervejas disponíveis basta comprar o copo oficial por 3 euros e fichas, a moeda oficial do evento. Cada ficha custa 1 euro e dá direito a provar 10cl de cerveja, sendo o preço do copo definido livremente por cada cervejeiro, e que pode variar entre 2,5 e 4 euros.
Toda a info aqui
Fotos cedidas pela organização
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