CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Arquiteturas Film Festival regressa à capital em junho

Arquiteturas Film Festival
Por Inês ALMEIDA hÁ¡ 7 anos
Categorias :
Atividades Lisboa

O único festival de cinema português dedicado à arquitetura está de regresso a Lisboa no mês que vem

 

O Arquiteturas volta, a partir deste ano, em Junho e com a ficção como novidade. Learning From Fiction é o tema da sexta edição do único festival internacional de cinema em Portugal dedicado às histórias dos lugares onde vivemos e das pessoas que neles habitam.

 

Arquitetura é sempre criar ficção. Mas o que é que acontece quando a ficção entra em conflito com a realidade? Não só o cinema mas também a arquitetura tem um linha ténue que separa a ficção da ‘realidade’. Será que a criatividade sofre se a arquitetura escolhe ser mais sensível a aspectos sociais? Isso é relevante?

 

Os filmes  selecionados pelo festival têm por objectivo contribuir e gerar alguma reflexão sobre estas questões. Em última instância, a arquitetura, ao criar ficção define a nossa realidade. É uma competência poderosa que deve ser usada com peso e medida.

 

 

 WARM UP 1 Junho 21h00 

 

ANTE-ESTREIA COLUMBUS 

 

Em parceria com a Alambique Filmes e com o apoio do Atelier 18:25. Apresentacão da arquiteta e curadora Susana ventura. Um filme realizado por Kogonada.

 

Casey vive com a mãe numa pequena cidade desconhecida do Midwest cativada pela promessa do modernismo, onde se podem encontrar edificios desenhados por Saarinen, I.M.Pei, Richard Meier, entre outros. Jin, um visitante do outro lado do mundo, vem assistir ao seu pai moribundo. Inquietos com o futuro, eles encontram alívio um no outro e na arquitectura que os rodeia.

 

 

FILME DE ABERTURA 6 JUNHO 20h00 

 

 "BEFORE MY FEEET TOUCH THE GROUND"

 

O filme de estreia Before My Feet Touch the Ground (2017) em estreia portuguesa é um documentário em formato híbrido, contra a gentrificação e aumento dos preços das casas em Televiv, contado por Daphi Leef na primeira pessoa, simultaneamente líder do movimento em Israel, personagem principal e realizadora do filme.

 

É um filme de protesto contra um fenómeno pelo qual muitas cidades estão a passar um pouco por todo o mundo e, por isso, relevante.

 

A realizadora irá estar presente com o apoio da Embaixada de Israel em Lisboa.

 

Before My Feet Touch the Ground

 

Before My Feet Touch the Ground

 

 

CHILE PAIS CONVIDADO 

 

Na sua 6ªa edição, o Arquiteturas Film Festival, tem o privilégio de anunciar que o Chile é o seu país convidado.  Com o apoio da Embaixada do Chile em Lisboa e com o objectivo de promover o intercâmbio do que está acontecer no campo da arquitetura e do cinema, vamos contar com a presença de Alfredo Jaar (artista, arquitecto e realizador), Paula Rodríguez Sickert (realizadora do filme Jaar, Lament of the Images, em competição na categoria de documentário), Manuel Toledo (coorganizador do ArqFilmFest, desde 2012, o primeiro festival de arquitetura do Chile e da América Latina). E também dos realizadores Kate Kliwadenko, do Chile, e Mario Novas, de Espanha, do filme Do More With Lessque faz também parte da competição na categoria de documentário.

 

Paula Rodríguez SickertAlfredo Jaar e Manuel Toledo estarão presentes durante a exibição de Jaar, Lament of the Images. Alfredo Jaar vai apresentar uma conferência no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) para nos falar do seu trabalho, estando disponível para responder a questões.

 

 

MAIS SOBRE O PROGRAMA 

Este ano, exibimos as biografias de Tadao AndoFrancis Kéré e Alfredo Jaar (que irá apresentar uma conferência no MAAT); filmes sobre a experiência do espaço urbano (Istambul Echos, Tudo o Que Imagino, Na Bolha, Greater Things); sobre a experiência de ser um refugiado antes (Red Trees) e agora (Exodus); sobre arquitetura moderna (Experimental City, A Spa. Architecture of Zawodzie and The Body and the Modernist City); sobre a bolha de especulação imobiliária na China (Dream Empire); sobre a experiência coletiva de designurbano (Do More With Less, Die Laube); sobre a influência dos jogos de vídeo no planeamento urbano (Gaming the Real World) e; sobre o problema de escala na arquitetura (Pop Aye). As curtas exibidas, valendo por si próprias, operam como aperitivo ou intermezzo.

 

 

A fechar a edição deste ano, mostramos Moriyama-San (2017) realizado por Ila Bêka e Louise Lemoine sobre Yasuo Moriyama, o “ermita urbano” que vive numa casa construída por Ryue Nishizawa — um dos dois fundadores do atelier japonês SANAA vencedor de um Pritzker.

 

O filme é um óptimo exemplo do mote desta edição mostrando Moriyama que cria a sua própria ficção no espaço que Nishizawa criou – uma ficção arquitectónica – através do filme. Três narrativas entretecidas. É difícil decidir se estamos a ver uma ficção ou um documentário, mas contrariamente ao que aconteceu durante o século XX, hoje em dia, não temos de decidir. Podemos simplesmente disfrutar e é isso que esperamos que façam!

 

O Arquiteturas Film Festival consiste numa mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática da Arquitetura.O programa que tem vindo a ser desenvolvido para este festival, desde a sua criação em 2013, alimenta-se das infinitas possibilidades de valorização e divulgação da Arquitetura através do Cinema e da produção audiovisual em geral.

 

O festival procura tirar proveito da ampla rede de contactos entretanto criada entre outros festivais de Cinema de Arquitetura espalhados pelo mundo, para potenciar a projeção de filmes de grande relevância para a divulgação da cultura arquitectónica portuguesa, não só em território nacional, como também, e muito especialmente, a nível internacional. Para além da exibição de filmes, realizam-se diversas atividades paralelas, como conversas informais, masterclass, workshops, visita guiada e apresentações de teses.

 

 

Datas: 6 a 10 de junho de 2018

Endereço: Fórum Lisboa/ Cinema City Alvalade

 

 

Fonte: Comunicado de Imprensa