7 Sabores a não perder quando comer na Comporta
Entre a praia da Comporta e a Muda, há sabores imperdíveis
Não há restaurantes sofisticados na Herdade da Comporta – há boas ou más receitas, há bom ou mau serviço, há lugares aceitáveis ou outros menos agradáveis. E há petiscos/sabores/pratos a não perder, que valem a pena e disfarçam tantas lacunas que existem no universo da restauração deste paraíso nacional. Aqui ficam 7 sugestões aconchegantes para este Verão encoberto...
Relacionado: Praia da Comporta – areal a perder de vista e mar cristalino
1. Chamuça
Esse petisco de origem indiana, tem uma versão premium no Pica Peixe, um restaurante, snack bar com esplanada no centro do Carvalhal. O lugar não tem beleza nenhuma, é uma via de passagem para as praias e uma localidade sem interesse – apesar da melhor loja de revistas da zona, do terminal de multibanco e da loja chique do decorador Jaques Grange, tudo mesmo em frente. Na cozinha do Pica Peixe, a mãe do Senhor Augusto (proprietário), moçambicana de ascendência goesa, frita as chamuças na hora, sejam de carne, de peixe ou vegetarianas. Mesmo muito boas!
Avenida 18 de Dezembro, 21
Carvalhal – Telefone 265 490 277
2. Arroz de choco com tinta e camarão
É um dos pratos mais reconfortantes/saborosos/ricos da região... O arroz de choco feito na tinta do mesmo e enriquecido com camarão (com ou sem amêijoas), é de comer e chorar por mais. Há dias de verão em que este arroz esgota e a desilusão é grande, quando ao jantar é anunciado que “já não temos”... Por isso, vale a pena marcar e reservar este prato delicioso! Em cima da areia da praia, o Comporta Café do Luís de Carvalho (que é o melhor cozinheiro e o melhor relações públicas da casa, da qual é proprietário..) tem outros pratos que valem a pena. Mas este merece um destaque e obriga a ir e voltar!
Praia da Comporta - Telefone 265 496 652
3. Leitão assado
Cozinhado à moda da Bairrada, este leitão, servido num restaurante muito simples de estrada, é um acontecimento inesperado. No centro da Muda, uma localidade que não chega a ser aldeia, o leitão do Café Taipa é obra dum casal encantador que um dia descobriu o talento para a arte de cozinhar. Com o leitão(com a pele muito bem tostada) vem a laranja, a batata frita, a salada e, melhor que tudo, o molho riquíssimo e delicioso. Servido com um vinho espumante muito frio, como deve ser. Na verdade, ninguém imagina que naquela estrada e naquele café possa haver um prato tão delicioso, tão bem confeccionado e tão bem acompanhado...
Estrada Nacional 261/1
Muda – Telefone 967 915 615
4. Frango assado
Esse prato universal (ou quase!) que é o frango assado, tem várias hipóteses nos limites da Herdade da Comporta, mas há uma que se destaca – é o frango assado na brasa do Mário no Possanco! É bom reservar o frango que se quer, com hipótese de levar para casa, porque às vezes esgota. Há outros recursos neste Café Restaurante numa localidade entre a Comporta e a Carrasqueira, mas só o frango assado e suculento do Mário vale a pena a deslocação. Mais uma empresa familiar que, com preço acessíveis, sobressai e conforta com uma das suas receitas.
Rua do Café
Possanco – Telefone 265 497 143 / 917 168 157
5. Arroz de coentros
A fazer honra aos belíssimos arrozais mesmo ali do outro lado da estrada, o arroz de coentros do Dona Bia é tão molhado quanto saboroso. Um prato para acompanhar qualquer peixe ou mesmo marisco do dia, ou até para comer a solo. Mas há dois obstáculos para vencer quem tiver desejos deste arroz irresistível: a dificuldade em conseguir mesa nos meses de verão e ainda a falta de simpatia no serviço. O Dona Bia é um dos restaurantes com maior sucesso e índice de ocupação da Herdade, mas também é o restaurante com o serviço menos simpático... Vencidos estes dois obstáculos... degustar o arroz de coentros é um momento triunfal!
Estrada Nacional 261
Torre – Telefone 265 497 557
6. Choco frito de coentrada
Bom e barato, assim é o choco frito de coentrada em dose abundante do Gervásio. Como tudo neste restaurante familiar frequentado pelas elites, mas também pelos operários locais, o choco de coentrada tem uma excelente relação qualidade preço. E esta receita é muito diferente da habitual do choco frito que prolifera em Setúbal e na Comporta! Cortado em pedaços pequenos, temperado com coentros, muito bem acompanhado pelo que quiser (o arroz branco do Gervásio é delicioso e as batatas fritas irrepreensíveis!), o choco frito de coentrada é um dos muitos pratos que valem a pena neste restaurante simples mas competente e que fica a dois passos das casas mais bonitas da região.
Brejos da Carregueira de Baixo –Telefone 265 497 111
7. Delícia de leite
É difícil qualificar este doce finíssimo, delicioso, suculento, elegante e também muito bonito! As delícias de leite da Célia, que é a proprietária do Eucalyptus, são de saborear com calma e desfrutar a gosto debaixo daquele frondoso eucalipto... O Café mais conhecido e mais concorrido da Comporta é ponto de encontro de todos os forasteiros e as delícias de leite fazem-nos voltar muitas vezes. De notar que nem sempre estão disponíveis, porque também acontece esgotarem-se ou, simplesmente, não terem nascido naquele dia, o que pode causar frustração, compensada com outros doces muito bons, mas não tão especiais!
Rua do Comércio, 1
Comporta – Telefone 265 497 577
Artigos Relacionados
- Populares Recentes