MUDE - Museu do Design e da Moda
R. Augusta, 24
1100-053
Lisboa
PT
O MUDE - Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo inaugurou no dia 21 de maio de 2009. Na sua origem esteve a aquisição pelo MunicÃpio de Lisboa da coleção de design de produto e design de moda de Francisco Capelo, reconhecido colecionador de arte. Nos termos do protocolo então celebrado é referido que “em 2002, a Câmara Municipal de Lisboa adquire a Coleção Francisco Capelo, salvaguardando este património de excelência pelos autores representados e pela qualidade e importância das peças de design e moda reunidas. A aquisição pública deste importante acervo foi possÃvel graças ao tratamento especial e ao gosto que o colecionador sempre manifestou em que a Coleção Francisco Capelo permanecesse nesta cidadeâ€. Para além de aprofundar o estudo da referida coleção, garantindo as melhores condições para a sua conservação, investigação, apresentação, divulgação e internacionalização, o MUDE é hoje um museu dedicado a todas as expressões do design, com áreas de exposição, criação, convÃvio, educação e debate.
Atuante e dinâmico, um lugar vivo, inclusivo e de todos. Um museu que gera uma rede de sinergias com escolas e universidades, empresas, museus, instituições culturais e criativos. Multigeracional e transversal. Um lugar onde as outras expressões artÃsticas e áreas do pensamento encontram espaço para dialogar com o design e um espaço para o debate sobre a criação experimental e a produção industrial, a relação design/arte/artesanato ou os desafios urbanos, socioeconómicos, ambientais e tecnológicos da atualidade. A palavra que teve na origem da sua designação, MUDE como a conjugação no imperativo do verbo mudar, tem vindo a tornar-se uma realidade, expressando uma das suas missões – contribuir para a formação de utilizadores mais informados, conscientes, crÃticos e criativos de modo a provocar a mudança de atitude perante a cultura material e a própria vida. Nesta medida, o MUDE 
é um centro cultural a pulsar na artéria principal da cidade, com áreas de exposição, divulgação, criação, convÃvio, educação e debate. Sendo um espaço museológico que vive de ações em horários e lugares diferenciados, das parcerias desenvolvidas e do encontro entre o público e os criadores, outros profissionais e organizações similares, o MUDE concorre decisivamente para a reanimação cultural e requalificação urbana do centro histórico de Lisboa.
Horários:
Terça a Domingo: 10h-18h
Bilhetes:
Entrada gratuita