Descubra o MATT: o novo museu de Lisboa
Arte contemporânea em destaque no MAAT
O MATT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é o museu mais recente da capital portuguesa, substituindo assim, e alargando, o antigo Museu da Eletricidade ou Central Tejo. A inauguração do novo espaço, que conta com quatro novas salas, aconteceu no dia 30 de Junho e prevê-se que vá receber cerca de 250 mil visitantes anuais.
A ideia é combinar a arte com a tecnologia e receber exposições que, atualmente, não chegam à capital portuguesa. Mantendo a vocação para a ciência e a tecnologia que já tinha o seu antecessor, desta feita também tem um olho virado para as artes. O objetivo é apresentar cerca de 18 exposições anuais, tanto no edifício principal como na Central Tejo.
O diretor do MATT, que durante três anos foi curador no departamento de arquitetura e design do MoMa, Museum of Modern Art, em Nova Iorque, espera colmatar a pouca oferta de arte contemporânea que se encontra em Lisboa. O novo espaço museológico tem quatro exposições a decorrer atualmente.
Até dia 11 de setembro, vai poder ver a exposição Lightopia, que combina design e trabalhos de artistas sob a luz. Já a Segunda Natureza, que está disponível até dia 16 de Outubro, foca-se na natureza traduzida pela visão do artista. Também a videoarte, que ainda não tem muita expressão em Portugal, pode ser apreciada até dia 16 de Outubro, na exposição Artists' Film International 2016.
A conhecida exposição World Press Photo, que é exibida há vários anos no Museu da Eletricidade, também vai continuar a fazer parte da programação do MATT.
Artigos Relacionados
- Populares Recentes