CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Beneficiar do sistema de saúde em Portugal: saiba as regras

Sistema de Saúde
Por Inês ALMEIDA hÁ¡ 10 anos
Categorias :
Viver em Lisboa

 

O sistema de saúde português encontra-se muito bem posicionado no ranking estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ocupando o  12.º lugar, tem um sistema de saúde semelhante ao francês, que se divide entre o público e o privado. Se o no público beneficia de um excelente atendimento, é necessário saber para ser paciente, porque os tempos de espera podem ser relativamente longos, dependendo da urgência da sua condição. Esta é uma das principais razões pelas quais, para as pessoas que podem pagar, algumas optam pelas consultas particulares.

 

De qualquer forma, antes de poder beneficiar do sistema de saúde em Portugal, é necessário para executar algumas tarefas administrativas. Neste artigo vai saber quais. Também vai descobrir como os seus cuidados de saúde podem ser apoiados no seu país de acolhimento, mas também em França (em que o sistema de saúde está em 1.º lugar na classificação da OMS).

 

Alguns passos simples a efectuar

Antes de deixar o território francês para chegar ao seu novo local de residência em Portugal, deve dirigir-se primeiro à sua companhia de seguros de saúde em França. Ao expressar o seu desejo de ser colocado sob o sistema de saúde em Portugal e indicando o seu próximo português.

 

Como parte de sua instalação tem de ser efectuada na Loja do Cidadão ou na Segurança Social, deve fazer um pedido de registo para lhe ser entregue o cartão de utente do Sistema Nacional de Saúde. Após estes passos, vai-se tornar proprietário do cartão de saúde que lhe dá direito a ser suportado pelo sistema de saúde em Portugal.

 

Pode  encontrar essa informação em Ameli.fr, o site de referência do Seguro Nacional de Saúde francês.

 

Apoio na prestação de cuidados

Quando se inscreve no sistema de saúde português fica automaticamente conectado ao centro de saúde mais próximo do seu local de residência. Além disso, passa a ter a possibilidade de ir a consultas médicas do sistema público.

 

Em relação aos custos das suas potenciais necessidades de cuidados, estes são apoiados pela segurança social do país. É apenas responsável por pagar as taxas moderadoras, que normalmente correspondem a valores muito baixos. Por uma consulta de rotina, por exemplo, paga cerca de três euros.

 

Se desejar, e os seus ganhos permitirem, também pode chamar um médico do sector privado. Neste caso, todo o pagamento é pago por si. Pode, no entanto, antecipar estes custos, obtendo um seguro de saúde complementar. Este vai reduzir as suas despesas de saúde no sector privado.

 

Se não possui necessidades especiais que requeiras cuidados médicos regulares ou intervenção imediata, pode receber tratamento em França mesmo vivendo no estrangeiro, pois continua a ter direito a usufruir do sistema de saúde francês.